Vestibular Social

Educação: Pré Vestibular Popular da UFF

O Pré Vestibular Popular da Universidade Federal Fluminense (UFF) prepara alunos de baixa renda, moradores de Niterói e redondezas,
para o ingresso na universidade. Meu trabalho voluntário no Curso começou em 2003, atuando como professor.
Em 2005, fui convidado a coordenar o curso, que ganhou notoriedade e foi considerado pelo MEC
como o Melhor Curso Popular do Brasil.

O Desafio

O início: não havia sala, tampouco professores

Ingressei no Pré Vestibular Popular em 2003, quando ainda era estudante de Engenharia de Telecomunicações da UFF. De 2005 a 2008, assumi a Coordenação do Curso, que passava por dificuldades. Não havia sala fixa, tampouco professores para todas as disciplinas.

A retomada

Com o passar do tempo, nos organizamos e melhoramos a infraestrutura do Curso. Lutamos e conseguimos um espaço fixo e um grupo de professores voluntários e bastante motivados. Os resultados começaram a aparecer, o curso ganhou notoriedade e, em 2005, o MEC nos avaliou como o melhor Curso Popular do Brasil.

Nossa gestão durou três anos e ficou marcada pela criatividade e modernidade. Trouxemos muitas conquistas aos alunos do Curso. Abaixo, algumas das medidas que tornaram o Pré Vestibular Popular da UFF uma potência em educação gratuita e hoje uma referência em ensino de qualidade em Niterói.

  • O número de horas de aulas por semana triplicou;
  • O número de professores duplicou;
  • As faltas sem aviso prévio terminaram;
  • Os alunos do Curso tiveram direito à alimentação no bandejão da UFF;
  • O time de futebol do Pré Popular disputou o Campeonato de Futebol da UFF;
  • Lanche por R$ 1,00 passou a ser oferecido aos alunos do Curso;
  • Foi pedido isenção de taxa do vestibular;
  • Prática pedagógica para os alunos de Licenciatura;
  • Passaram a ser oferecias aulas de informática e de teatro;
  • Disponibilizamos sala para exibição de filmes;
  • Criamos e implementamos de listas de exercícios;
  • Estabelecemos carga horária de 8 horas diárias, inclusive aos sábados.

Retroalimentação: professores motivados

Durante a minha gestão, a única remuneração tangível que podíamos oferecer aos professores eram as declarações de prática de ensino. É difícil motivar sem remuneração.

Dois fatores foram cruciais para mantermos o corpo docente determinado: a simples busca pela superação dos próprios resultados, e o princípio da retroalimentação: todo aluno aprovado era convidado para se tornar monitor e começar um treinamento para se tornar professor. Os ex-alunos que se tornavam professores tinham um compromisso e carinho muito grande com o Curso. E deu certo. Conseguimos manter um grupo motivado e empolgado na busca pelos resultados.

Eu defendo…

A expansão do modelo do Pré Vestibular Popular da UFF para outros pontos de Niterói.

A procura por um curso pré vestibular popular é enorme e os cursos populares existentes não conseguem atender a todos que deles precisam. O poder público poderia abraçar esta causa. Niterói deve aproveitar a presença da UFF na cidade e elaborar uma rede de pré vestibulares populares. Eu proponho a criação do Niterói Vest para garantir aos jovens oriundos da rede pública de ensino um curso gratuito e, sobretudo, de qualidade.

Primeiro passo para o ingresso na universidade

O Pré Vestibular Popular é importante para amenizar o abismo que existe entre os alunos da rede pública e privada. No entanto, a solução para colocarmos os jovens carentes na universidade pública ainda é o forte investimento na educação pública de base. É preciso tanto valorizar profissionais da Educação quanto saber planejar estrategicamente as ações que nos levam aos resultados.